Conheça um pouco mais sobre o aplicativo e a conta digital que a Caixa está criando para o recebimento do auxílio emergencial.
Atualizado em 15/05/2020.

O Caixa Tem é o novo aplicativo da Caixa que possibilitará o acesso ao benefício daqueles que não possuem conta em banco ou optaram por não receber na conta atual.

Quais as funcionalidades da conta digital?

Através da conta, você poderá consultar seu saldo e extrato, fazer pagamentos de contas e realizar transferências. Porém há um limite de apenas 3 transferências grátis por mês e um limite de R$ 250,00 por transação e até R$ 1.000,00 por dia para transferências e pagamentos.

O aplicativo foi programado para que pareça que você está tendo uma conversa pelo Whatsapp, através de mensagens de texto e voz.

No app também é possível acessar informações sobre benefícios e programas sociais, além de informações ao trabalhador como FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.

Lembrando que a Caixa não disponibilizará um cartão e o saque do benefício será parcialmente liberado somente a partir do dia 27 de Abril, sendo progressivamente feito até o dia 05 de Maio, a depender da data de nascimento do beneficiário. Até lá, todas as operações devem ser feitas digitalmente. Veja nesse outro post maiores detalhes sobre o saque do benefício.

Mudanças a partir da segunda parcela do auxílio emergencial

De acordo com a portaria divulgado no dia 15 de Maio, os trabalhadores não poderão transferir para outra conta os recursos da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositados em conta poupança digital da Caixa.

No pagamento da primeira parcela, a Caixa informou que com o aplicativo Caixa TEM, o trabalhador poderia efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, poderia pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras.

A portaria atual, no entanto, define que os recursos “estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual.” As transferências serão liberadas nas mesmas datas dos saques.

Como baixar e acessar a conta digital

O que você deve fazer para baixar e acessar o aplicativo, siga os passos abaixo:

  • Baixe o app “Caixa Tem” para Android ou IOS;
  • Acesso o app usando seu CPF e senha numérica a ser criada na hora (caso tenha problemas com seu CPF, veja mais nesse outro post);
  • Use os serviços disponíveis escolhendo uma das opções recebidas no menu enviado pela mensagem automática;
  • Para realizar um serviço, você deve colocar o número do seu celular e aguardar uma mensagem SMS com um código para confirmar sua identificação;
  • Após isso, somente preencher o código e a operação está feita.

Caso queira, você pode transferir o benefício para outra conta de seu interesse. Saiba nesse outro post como o alt.bank pode ajudar você a utilizar melhor seu benefício.

Veja também as dúvidas mais frequentes sobre o Auxílio Emergencial nesse post.

Fontes: http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixatem/Paginas/default.aspx ;
https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/04/13/saque-do-auxilio-emergencial-de-r-600-sera-liberado-em-27-de-abril-informa-caixa.ghtml

Faça seu cadastro e receba no seu email o aviso de novos conteúdos do blog


Categorias:

Visite nossas redes socias e conheça mais sobre a gente:

4 Comentários

  1. […] O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, estima que a iniciativa vai possibilitar a inclusão de cerca de 30 milhões de pessoas no sistema financeiro nacional. “São pessoas sem acesso a nenhum tipo de conta. Existe um componente de inclusão social relevante nisso. São contas que estão sendo criadas de graça. Essas pessoas receberão conta digital de graça, poderão fazer pagamentos e movimentações de graça”, disse Guimarães. Saiba mais sobre a conta digital da Caixa aqui. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *