Veja respostas que ajudam o cidadão a esclarecer dúvidas e conhecer todos os seus direitos em relação ao auxílio emergencial.

O Ministério da Cidadania elaborou uma lista de perguntas frequentes para esclarecer dúvidas tanto sobre o momento que antecede o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 quanto o que acontece com o dinheiro após ser depositado na conta bancária.

São respostas a perguntas que ajudam o usuário a conhecer todos os seus direitos sobre esse pagamento. Vão desde os procedimentos para se cadastrar e receber o valor, até outras dúvidas mais simples, mas que merecem esclarecimento.

Por exemplo: se a pessoa tem algum tipo de dívida com o banco, a instituição bancária pode cobrar esse débito quando o auxílio for depositado? E se a pessoa não tiver celular ou se ele estiver sem crédito? Como baixar o aplicativo? Outra dúvida que muitos podem ter: possuo conta bancária, mas não é da Caixa Econômica nem do Banco do Brasil, como vou receber? Vale a pena conferir:

O que é o auxílio emergencial?

O auxílio emergencial aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República é um benefício de R$ 600 para garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação mais vulnerável durante a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), já que muitas atividades econômicas foram gravemente afetadas pela crise. Veja mais nesse post

Quem tem direito ao benefício?

As pessoas inscritas no Programa Bolsa Família, aquelas que fazem parte do cadastro de Microempreendedores Individuais (MEI), os contribuintes individuais do INSS, as pessoas inscritas no Cadastro Único até o último dia 20 de março e os informais que não fazem parte de nenhum cadastro do governo federal estão aptos a receber o benefício. A pessoa também precisa ter mais de 18 anos, ser de família com renda mensal per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135), além de não ter tido rendimentos tributáveis, em 2018, acima de R$ 28.559,70. Veja mais nesse post.

Sou beneficiário do Bolsa Família. Posso receber o auxílio emergencial?

Sim, caso o auxílio emergencial seja mais vantajoso que o valor recebido no programa Bolsa Família. Como os integrantes do Bolsa Família já estão no Cadastro Único, não é necessário pedir a alteração do benefício. O pagamento será efetuado no valor mais vantajoso, ou seja, no mínimo R$ 600, automaticamente. Veja mais nesse post.

Como deve proceder quem não tem Cadastro Único no Governo federal?

A pessoa que se encaixa no perfil para receber o auxílio emergencial e não estiver no Cadastro Único deverá fazer uma autodeclaração por meio do aplicativo ou pelo site disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. O aplicativo e o site permitem que o Ministério da Cidadania e a Caixa Econômica Federal identifiquem os trabalhadores informais, os microempreendedores individuais (MEI) e os contribuintes individuais do INSS que se enquadram na lei e têm direito ao pagamento emergencial, mas não estão no Cadastro Único. Veja mais nesse post.

Como deve proceder quem está com CPF irregular ou menores de idade sem CPF?

O cidadão deve recorrer a uma das 3 opções na sequência, todas gratuitas e online: 1) preferencialmente pelo formulário eletrônico Alteração de Dados Cadastrais no CPF; 2) Pelo chat da Receita; 3) Requisitar por email.
Veja mais nesse post.

E quem está no Cadastro Único, mas não integra o Bolsa Família?

Quem está no Cadastro Único e se enquadra no perfil para receber o auxílio emergencial, mas não recebe Bolsa Família, terá um calendário próprio de recebimento do benefício de R$ 600. Essas pessoas não vão necessitar baixar nem se cadastrar no aplicativo. Elas estão identificadas pelo governo federal e receberão o valor automaticamente. Veja mais nesse post.

Como devem proceder os microempreendedores individuais (MEI)?

Devem baixar o aplicativo criado pela Caixa e preencher os dados para cadastramento e posterior pagamento do auxílio de R$ 600. Veja mais nesse post.

E os contribuintes individuais do INSS? Também precisam acessar o aplicativo e fazer o cadastramento?

O aplicativo será a única forma de cadastramento para as pessoas que não estão na base de dados do Governo federal. A Caixa disponibiliza um site para o cadastro de quem não está na base de dados. Há também uma linha telefônica, no número 111, para quem quiser tirar dúvidas. Veja mais nesse post.

Quantas pessoas podem ser beneficiadas por família?

No máximo duas pessoas por família podem receber o auxílio emergencial de R$ 600. Já as mulheres que são responsáveis sozinhas por suas famílias têm direito a receber o benefício em dobro, ou seja, R$ 1.200. Veja mais nesse post.

Quando receberei o benefício?

Quem é beneficiário do Bolsa Família receberá o pagamento conforme o calendário do programa, com a primeira parcela em abril, a segunda em maio e a terceira em junho.

Os trabalhadores informais, MEIs, contribuintes individuais do INSS e aqueles que estão no Cadastro Único do governo federal receberam a primeira parcela em abril, entre os dias 14 e 17.

A Caixa chegou a anunciar a antecipação do pagamento da segunda parcela, mas o Ministério da Cidadania informou que não seria mais possível antecipar.

Após 2 semanas sem liberar as novas parcelas do auxílio emergencial, o Governo divulgou o novo calendário do pagamento da segunda parcela, que será paga entre 20 e 26 de maio.

Inicialmente prevista para começar em 26 de maio, a terceira e última parcela ainda está sem data definida.

Veja mais nesse post.

Onde receberei o benefício?

O benefício será depositado na sua conta, seja ela já existente ou uma nova a ser criada automaticamente pela Caixa, dependendo da sua escolha no momento do cadastro. Veja mais nesse post.

Onde poderei sacar o benefício?

Além do depósito em conta, o benefício será pago nas agências da Caixa Econômica Federal, em terminais de atendimento eletrônico e em lotéricas. Veja mais nesse post.

Vou poder sacar o dinheiro recebido pelo Auxílio Emergencial?

Para evitar um colapso do Sistema Financeiro, já que dezenas de milhões de pessoas receberão o auxílio, a Caixa Econômica vai divulgar um cronograma para organizar os saques em espécie do valor depositado. Veja mais nesse post.

Quanto tempo vai durar o auxílio emergencial?

Serão três parcelas entre Abril e Junho, a princípio, período mais agudo da pandemia do coronavírus. Veja mais nesse post.

Estou no Cadastro Único e tenho contas em outros bancos que não sejam a Caixa Econômica e o Banco do Brasil. Onde vou receber o benefício?

Qualquer pessoa cadastrada que tenha conta bancária em qualquer instituição financeira terá o benefício depositado em sua conta habitual e de forma gratuita. Veja mais nesse post.

Tenho dívidas pendentes como cheque especial e outros débitos. Esses débitos serão automaticamente cobrados quando o auxílio for depositado?

Não. O valor do auxílio não será usado para amortizar débitos anteriores. Ficará blindado em sua conta. Trata-se de um auxílio emergencial para ajudar no sustento das famílias nesse período de excepcionalidade. Veja mais nesse post.

Tenho um smartphone pré-pago, mas estou sem créditos. Como baixar o aplicativo?

Mesmo que seu celular pré-pago não tenha créditos, é possível baixar o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial sem problemas. Nos casos extremos, em que a pessoa não tem celular ou acesso à internet, ela pode fazer o cadastramento com CPF em uma agência da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas. Veja mais nesse post.

Não faço parte do Bolsa Família, não estou no Cadastro Único e não tenho conta em qualquer instituição financeira. Como poderei receber o benefício?

A Caixa Econômica vai promover uma inclusão financeira da população menos assistida por meio da criação de contas digitais. Essas contas serão gratuitas e o dinheiro depositado poderá ser usado para pagamento de contas, transferências e DOCs gratuitamente. Veja mais nesse post.

Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/abril/ministerio-da-cidadania-divulga-cartilha-para-esclarecer-duvidas

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59 Comentários

          • Não moro mas COM a minha mãe nem minha vó já tenho 19 anos não estou mas no bolsa família estou desempregado como faço para ganhar o auxílio emergencial se toda vez que me cadastro diz que eu estou no cadastro único

          • Olá Wallacy,

            Como você já fez parte do Bolsa Família, muito provavelmente você faz parte do CadÚnico (que você pode conferir nesse link: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/), e o governo federal priorizou determinados grupos para receberem o benefício. As pessoas que estão inseridas no CadÚnico, são as pessoas que o governo já possui uma base de dados e informações para proferir uma aprovação.

            Com isso, é necessário aguardar as próximas informações destinadas a esse grupo, que está em segundo lugar como grupo prioritário.
            Espero que tenha respondido as suas dúvidas! =)

          • Eu já tenho conta na caixa mais quando entrei no app disse que meu auxílio tinha sido depositado na minha nova conta poupança social digital tento entrar no app do caixa temmm mais quando é pra se cadastrar pra fazer o login não pega oq faço?

          • Oi Maria Eduarda! Parece que o sistema da caixa está tendo instabilidade e gerando erros como esse, eu te aconselho a continuar tentando entrar no app e caso queria, ligar na central telefônica para tirar dúvidas (número 111).

          • Já fiz meu cadastro à 10 dias e continua em análise, sei que no Brasil nada funciona como deveria mas gostaria de saber quanto tempo está demorando para ser feita essa análise.

          • Boa tarde Julian! Infelizmente não temos acesso a este tipo de informação. A análise realmente está demorando bastante e só posso te aconselhar a continuar esperando e acompanhando o andamento.

          • Oi Sara! Se você optou por receber no app CaixaTEM demora até 3 dias úteis para cair na sua conta e ser liberado para transferência.

          • Oi Eanes! Bom dia pra você também 🙂
            Se tiver alguma dúvida entre em contato pelo nosso WhatsApp (11)932161515 que te ajudaremos.

          • Se minha conta bancária for movimentada, corro risco de não ter o benefício aprovado?

          • Oi Ivaneide! Se você preenche os requisitos, ter sua conta movimentada não influencia no recebimento não, pode ficar tranquila. 🙂

      • Oi José! Queremos você na nossa família também! 😀
        É só você baixar nosso aplicativo no seu celular pelo link: app.altbank.co
        Quando você abre a conta já é gerado um pedido de cartão no nosso sistema e ele é entregue na sua casa em até 20 dias úteis.

    • Não moro mas bom a minha mãe nem minha vó já tenho 19 anos não estou mas no bolsa família estou desempregado como faço para ganhar o auxílio emergencial se toda vez que me cadastro diz que eu estou no cadastro único

      • Boa noite! Informaram que quem tem poupança na caixa iria cair apenas hoje, porém, o meu foi aprovado ontem mas não recebi. Amanhã será pago para outros bancos e na segunda para conta digital.

        • Olá, Suellen! Obrigado pela ajuda! Realmente há diversas reclamações sobre o prazo de pagamento. Infelizmente, são milhões de pessoas solicitando e há atrasos no processo. Recomendamos esperar, visto que hoje uma nova remessa seria depositada, conforme mencionamos em nosso post do dia 17/04 (“4,2 milhões de pessoas, que não tinham conta em banco, terão o depósito até a segunda-feira da próxima semana (20/04)”). Esperamos ter ajudado!

      • Olá Wallacy,

        Como você já fez parte do Bolsa Família, muito provavelmente você faz parte do CadÚnico (que você pode conferir nesse link: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/), e o governo federal priorizou determinados grupos para receberem o benefício. As pessoas que estão inseridas no CadÚnico, são as pessoas que o governo já possui uma base de dados e informações para proferir uma aprovação.

        Com isso, é necessário aguardar as próximas informações destinadas a esse grupo, que está em segundo lugar como grupo prioritário.

        Você deverá receber o benefício em sua conta cadastrada.

        Espero que tenha respondido as suas dúvidas! =)

    • Meu auxílio foi aprovado no dia 10/04, estou no cadastro único e possuo conta poupança na caixa, por que não recebi nada até agora? No 111 diz que já foi depositado na minha conta, porém não tem nada lá!!! O que preciso fazer?

      • Olá, Daniela! Como você já está no CadÚnico, o benefício deve cair na sua conta cadastrada lá. Caso a conta cadastrada não seja a sua conta poupança da Caixa, você deve checar se caiu ema alguma outra (pode ser no Banco do Brasil ou na conta digital da Caixa, “Caixa Tem”). Caso a conta cadastrada seja a da Caixa, recomendamos que espere mais alguns dias, visto que são milhões de pessoas solicitando e há atrasos no processo. Esperamos ter ajudado!

      • Alguém sabe me informar por que casal que ambos colocaram um como beneficiário do outro e vice e versa!! Não foi aprovado e principalmente quem fez o cadastro nós primeiros horários do dia 7 pQ não houve uma explicação sobre isso?

    • Oi Paola! Se seu caso ainda está em análise posso te aconselhar a continuar esperando, infelizmente eles estão demorando para aprovar mesmo 🙁

  1. Tenho CadÚnico, faço aniversário no mês de outubro e até agora não fui aprovado, sendo que me encaixo em todos os requisitos para o recebimento do mesmo.

    • Bom dia, Sandro! Há alguns motivos que podem ocasionar a não aprovação, como por exemplo já receber algum benefício do governo (ex: aposentadoria/pensão, com exceção do Bolsa Família), CPF irregular ou mais de 2 pessoas já recebendo o benefício na família, etc. Caso não se encaixe em nenhum critério desqualificador, sugerimos que entre em contato com a Central de Atendimento Caixa no número 111. Como você já está no CadÚnico, deveria receber automaticamente na conta indicada em seu cadastro. Esperamos que dê certo!

  2. Sou trabalhador assalariado e registrado, não sou cadastrado em nenhum programa social do governo. Tenho direito ao auxílio emergencial?

    • Olá Paulo, o benefício não é válido para trabalhadores com carteira assinada. Esperamos ter ajudado!

    • No meu app diz “seu auxílio emergencial foi depositado na sua conta do banco Brasil s/a” mas vou na conta e não tem depósito ainda. O que eu faço?

      • Oi Alejandra! Infelizmente não temos uma resposta direta ao seu caso, mas parece que o dinheiro está demorando para cair na conta de algumas pessoas, sugiro que você continue checando sua conta no Banco do Brasil, e se em 48h não cair entre em contato com a Central de Dúvidas da Caixa pelo telefone 111.

        • Oi Marcio! Infelizmente ainda está demorando para cair na conta de algumas pessoas mesmo. Sugiro que você continue checando sua conta, e entre em contato com a Central de Dúvidas da Caixa pelo telefone 111, onde eles vão poder te informar sobre seu caso mais especificamente.

  3. Olá gostaria de ajudar
    Meu nome é Gustavo
    o meu auxílio foi aprovado mas tá aparecendo que eu vou receber pelo bolsa família, MAS EU NAO RECEBO E NUNCA RECEBI, sendo assim não tenho o cartão pra sacar, ninguém qua está meu cadastro único não tem também, Já tentei abri conta no Caixa tem e falou pra mim analisar meu benefício, liguei no CRAS para saber como faria pra receber e a assistente social disse que não sabia, liguei no 111 e só um robô me atende e diz que eu tenho que esperar até dia 20, Oq eu faço nessa situação, como receberei o dinheiro?

    • Olá, Gustavo! Infelizmente não temos uma resposta direta ao seu caso, mas vamos tentar ajudar. Quem recebe o benefício através do Bolsa Família pode receber por 3 formas (cartão do bolsa família, cartão cidadão ou na conta da Caixa). Você já mencionou que não possui os 2 primeiros, porém, caso já possua uma conta na Caixa, pode ser que depositem por lá. Outra possibilidade é que você receba pela conta digital Caixa Tem. Hoje uma nova remessa seria depositada pelo Governo, dessa forma, pode ser que caia hoje na sua conta Caixa Tem. Caso nenhuma das 2 possibilidades dê certo, sugerimos que continue tentando contato com o 111, que é o único canal de atendimento que conseguirá de fato te dar a resposta correta para seu caso. Esperamos ter ajudado!

      • Alguém sabe me informar por que casal que ambos colocaram um como beneficiário do outro e vice e versa!! Não foi aprovado e principalmente quem fez o cadastro nós primeiros horários do dia 7 pQ não houve uma explicação sobre isso?

        • Boa tarde Cristiano! Realmente está tendo muita demora pras pessoas que se cadastraram no dia 7. Infelizmente não tenho uma conclusão concreta sobre sua dúvida, mas você pode tentar entrar em contato com a Central de Dúvida da Caixa pelo telefone 111.

  4. Boa tarde, fiz o cadastro terça feira dia 07, mas sou inscrito no CAD único, e até hoje apareceu a mensagem que não era necessário me cadastrar,ai hoje apareceu um erro Quando fui acompanhar apareceu a seguinte msg: não foi encontrada SOLICITAÇÃO para o CPF INFORMADO… Aí voltei e cliquei em realizar solicitação, fiz o cadastro pelo app, inclusive pediram todos os meus dados renda e outras coisas que não pediu na primeira vez,agora consta em análise: Será que irá dar problema isso? Eu estou inscrito no CAD único e solicitei o cadastro pelo app devido ter aparecido que não tinha pedido de solitação com o meu CPF que informei. Espero que alguém possa me responder… Estou desesperado 😔

    • Oi André! Muitas pessoas relataram esse mesmo erro e o pedido de recadastro, fique tranquilo que isso não vai impedir que você receba o auxílio, continue aguardando a resposta da sua solicitação e se preferir entre em contato com a Central de Dúvida da Caixa pelo telefone 111.

        • Oi Adriele! Se você transferir o auxílio do app CaixaTEM para o alt.bank por transferência bancária demora até 1 dia útil para cair, se for por boleto até 3 dias úteis.

  5. Boa tarde, com muito custo consegui entrar no aplicativo “caixa tem”, e na hora da identificação me aparece a seguinte mensagem : Não foram encontrados registros. Oque pode ser isso?

    • Oi João! Parece que está tendo instabilidade do aplicativo mesmo, te aconselho a reinstala-lo ou continuar tentando abrir. Você pode também tentar entrar em contato com a Central de Dúvida da Caixa pelo telefone 111.

  6. FIZ O MEU CADASTRO E JÁ ESTA APROVADO, POREM NÃO TENHO CONTA NA CAIXA
    TENHO QUE ENTRAR NO CAIXA TEM , POREM DEPOIS QUE DIGITO O CPF ELE PEDE UM CODIGO QUE DEVERIA CHEGAR NO MEU SMS POREM ESSE CODIGO NÃO CHEGA
    O QUE EU TENHO QUE FAZER

    • Oi Elizabeth! Algumas pessoas relataram esse mesmo problema que você teve, provavelmente é um erro do aplicativo da Caixa, sugiro que você entre em contato pelo telefone na Central de Dúvidas da Caixa 111, eles vão conseguir te ajudar melhor.

  7. Olá, estou no bolsa familia da minhã mãe e minha irmã. Não moramos mais com a minha mãe, ela recebe inss por conta do problema de coração. Tenho direito? estou desempregado e morando com meu pai…

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