Caixa liberou as novas datas para o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial, porém somente a quem recebeu a primeira até 30 de Abril.

Após 2 semanas sem liberar as novas parcelas do auxílio emergencial, o Governo divulgou o novo calendário do pagamento da segunda parcela.

O governo previa inicialmente pagar a segunda parcela do auxílio emergencial entre os dias 27 e 30 de abril, ficando a terceira para entre os dias 26 e 29 de maio. A Caixa chegou a anunciar a antecipação da segunda, mas ela foi cancelada. Desde então, os trabalhadores aguardavam a divulgação das novas datas.

O novo cronograma da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril, começando a partir de segunda-feira (18) e seguirá até 13 de junho.

O governo não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem recebeu a primeira depois de 30 de abril e nem o calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio.

Mudanças no recebimento

A portaria que definiu o calendário também alterou a forma de recebimento dos recursos pelos dos trabalhadores: a segunda parcela será depositada em poupança digital na Caixa para todos.

Esses recursos vão poder ser usados, inicialmente, apenas digitalmente (para pagamentos de contas, boletos e compras por meio de cartão de débito virtual).

A partir de 30 de maio, a Caixa começa a liberar saques e transferências a partir dessas contas. Para os trabalhadores que receberam a primeira parcela em outra conta, o dinheiro que ainda estiver na poupança digital será transferido automaticamente para essa outra conta nas datas desse mesmo calendário.

Mudanças no uso da poupança digital Caixa TEM

De acordo com a portaria, os trabalhadores não poderão transferir para outra conta os recursos da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositados em conta poupança digital da Caixa.

No pagamento da primeira parcela, a Caixa informou que com o aplicativo Caixa TEM, o trabalhador poderia efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, poderia pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras.

A portaria atual, no entanto, define que os recursos “estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual.” As transferências serão liberadas nas mesmas datas dos saques.

Calendário de recebimento da segunda parcela

Para quem recebe o Bolsa Família, o calendário se mantém como anteriormente, com a segunda parcela a ser paga nos últimos 10 dias de maio de acordo com o NIS.

Para quem não recebe o Bolsa Família, o calendário de recebimento seguirá a ordem abaixo:

Nascidos emCrédito em Conta
Janeiro e Fevereiro20 de Maio
Março e Abril21 de Maio
Maio e Junho22 de Maio
Julho e Agosto23 de Maio
Setembro e Outubro25 de Maio
Novembro e Dezembro26 de Maio

Calendário de saque da segunda parcela

Para quem recebe o Bolsa Família, o calendário de saque e transferência se mantém como anteriormente, com o saque sendo permitido assim que o pagamento for realizado.

Para quem não recebe o Bolsa Família, o calendário de saque e transferência seguirá a ordem abaixo:

Nascidos emLiberado em
Janeiro30 de Maio
Fevereiro01 de Junho
Março02 de Junho
Abril03 de Junho
Maio04 de Junho
Junho05 de Junho
Julho06 de Junho
Agosto08 de Junho
Setembro09 de Junho
Outubro10 de Junho
Novembro12 de Junho
Dezembro13 de Junho

58 milhões de brasileiros aptos a receber o auxílio

A portaria publicada nesta sexta informa que já existem mais de 58 milhões de brasileiros aptos a receber o auxílio, sendo que 28 milhões solicitaram a ajuda emergencial através do aplicativo do programa.

O último balanço dos pagamentos divulgado pelo banco, às 14h de quinta-feira (14), apontava que haviam sido creditados até então R$ 35,5 bilhões a 50 milhões de brasileiros – mesmos números informados desde 30 de abril.

A portaria publicada nesta sexta indica que cerca de 8 milhões de brasileiros aptos ainda não receberam o auxílio.

Na última semana, a Caixa disponibilizou uma nova plataforma para acompanhar o seu pedido para o auxílio emergencial.

Veja aqui como transferir seu benefício para sua conta do alt.bank!

Veja também as dúvidas mais frequentes sobre o Auxílio Emergencial nesse post.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/05/15/governo-publica-calendario-da-2a-parcela-do-auxilio-emergencial.ghtml

Faça seu cadastro e receba no seu email o aviso de novos conteúdos do blog


Categorias:

Visite nossas redes socias e conheça mais sobre a gente:

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *